O discurso das competências na educação é daqueles eivados de contradições, altamente polissêmico. Sua geografia é representada por um terreno pantanoso e cheio de ondulações, com fendas obscuras em decorrência da forma como elas se deram como acontecimento. A emergência das competências na educação carrega consigo diferentes pontos de vista, compreensões, dissonâncias, concordâncias, enfim, trata-se de um conceito polissêmico que necessita ser explicitado. Imbuída deste propósito a obra Entre o poder e a submissão: competências e marcos legais para a formação de professores que ensinam matemática no Brasil delineia o percurso histórico e semântico do conceito de competência, desde sua gênese remota no mundo do trabalho, até o cenário contemporâneo. O livro propõe-se a debater os desafios, contradições e limites desse termo na educação, fazendo a interlocução mais próxima com o pensamento matemático. Discute as finalidades da educação e da educação matemática; conceitua o currículo nas duas áreas; historiciza as políticas educativas de formação básica e superior para a matemática; estabelece as convergências de demandas para a formação inicial do docente que ensina matemática; aponta as influências das políticas no delineamento para atingir o perfil a ser formado; e discute, de forma ampla, os currículos por competências para a formação docente. O leitor depara-se com um minucioso trabalho de investigação a respeito do tema competências tendo a oportunidade de ter contato com autores e obras pouco divulgados no Brasil.
Código: |
28875 |
EAN: |
9788544424858 |
Peso (kg): |
0,430 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,60 |
Especificação |
Autor |
Arnaldo Daniela Jéssica; Nogaro Veroneze |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |