• Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores

O estudo de aula (lesson study em inglês), tema central do presente livro , vem se destacando no cenário internacional como uma promissora abordagem de desenvolvimento profissional de professores em distintos domínios do conhecimento e níveis de ensino. Atualmente, o estudo de aula está a se disseminar para todos os continentes, mobilizando experiências e pesquisas centradas nas possibilidades dessa abordagem para melhorar as práticas profissionais dos professores e as aprendizagens dos alunos.O estudo de aula, cuja origem situa-se na transição do século dezenove para o século vinte em face das mudanças educacionais implementadas no Japão, expandindo-se e abraçando o sistema de ensino, instituindo-se como política de formação de professores naquele país a partir dos anos de 1960. Caracteriza um processo de desenvolvimento profissional de professores apoiado em dois princípios centrais: a colaboração e a reflexão.No estudo de aula, a reflexão carateriza a postura analítica, questionadora e crítica sobre a docência e sobre a aprendizagem dos alunos, mediante a qual o professor, em colaboração com os pares, examina crítica e profundamente a sua prática, buscando compreendê-la em relação ao contexto em que é concretizada e aos fenômenos que nela interferem. A colaboração, por sua vez, caracteriza um sistema relacional entre as pessoas ou como um processo emergente caracterizado pela imprevisibilidade decorrente de múltiplas negociações e decisões.

Código: 164483
EAN: 9786555632668
Peso (kg): 0,640
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,50
Especificação
Autor Adriana Richit
Editora LIVRARIA DA FÍSICA
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores

  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$99,00