Indo, muitas vezes, na contramão dos discursos pedagógicos que circulam entre nós, Nadja Hermann, destacada especialista em Filosofia da Educação, apresenta-nos um valioso estudo acerca das relações entre ética e educação. Num texto em que estão combinados o rigor e a leitura acessível, bem como os argumentos claros e a inventividade filosófica, a autora parte do entendimento de que só existem processos educativos na medida em que sempre há um outro a educar, numa relação carregada de ambiguidades e atravessada pela ética. E a própria ética, por sua vez, “se constitui nas complexas respostas produzidas pela interação com o outro”.Importantes questões – tais como alteridade, diferença, igualdade, formação na contemporaneidade e singularidade – perpassam toda a obra e são minuciosamente discutidas em sua complexidade.Desnaturalizando a presença do outro e o par sujeito-objeto na modernidade, Nadja Hermann recorre às contribuições de, entre outros, Schopenhauer, Nietzsche, Habermas, Freud, Gadamer e Derrida, de modo a traçar uma breve genealogia da alteridade. Como epílogo, a autora coloca a perturbadora pergunta: “pode a educação fazer justiça à singularidade do outro?”. Sem pretender chegar a uma resposta definitiva, ela propõe recorrer ao diálogo e à experiência estética “para o estabelecimento de uma reciprocidade possível entre o eu e o outro”.
Código: |
33559 |
EAN: |
9788582174333 |
Peso (kg): |
0,233 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
13,00 |
Espessura (cm): |
0,60 |
Especificação |
Autor |
Nadja Hermann |
Editora |
AUTÊNTICA |
Ano Edição |
2014 |
Número Edição |
1 |