Esta obra é centrada na publicização e na explicitação dos conceitos de etnocurrículo e etnoa-prendizagem, bem como no detalhamento de seus fundamentos e suas dinâmicas próprias. Procura demonstrar de forma referenciada como currículo e aprendizagem são configurados por instituintes culturais. A partir desses aportes, os autores debatem como esses instituintes culturais, compreendidos na dinâmica das interações e de dentro de suas “bacias semânticas”, são constituídos pelos etnométodos dos atores sociais implicados. Isso permite compreender currículo e aprendizagem por meio do detalhamento de suas ações e suas processualidades situadas. Os autores entendem a formação como uma experiência irredutível, na medida em que consideram ser uma condição ontológica a relação com o saber, seja experienciando currículos seja experimentando processos formativos, o que implica criação de sentidos, produção de pontos de vista, definições de situações e escolhas culturalmente valoradas. Trata-se de uma obra inovadora em relação a concepções de currículo e aprendizagem e fortalece, com seus argumentos, práticas pedagógicas etno-orientadas.
Código: |
65472 |
EAN: |
9788515043309 |
Peso (kg): |
0,143 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,70 |
Especificação |
Autor |
Roberto Sidnei Alves Macedo |
Editora |
EDIÇÕES LOYOLA |
Ano Edição |
2015 |
Número Edição |
1 |