Tratar os saberes provenientes da cultura de diferentes grupos sociais permeia o ensino e a aprendizagem contextualizados no cotidiano, os quais envolvem o saber-fazer matemático que é vivenciado por trabalhadores em suas práticas pessoal, profissional e social. Consequentemente, os assuntos tratados neste livro abordam os saberes que estão envolvidos nos fazeres dos trabalhadores agrícolas e de uma escola do campo, com ênfase na etnomatemática desenvolvida por Ubiratan D’Ambrosio, “uma área em pleno florescimento” como afirma o próprio no prefácio deste livro. As pesquisas que compõem os seis capítulos deste livro foram desenvolvidas em projetos e dissertações de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – PPGEA/UFRRJ, sob a orientação do professor José Roberto Linhares de Mattos, pesquisador dedicado ao estudo dos saberes e fazeres de produtores rurais, da educação do campo e de comunidades indígenas. Neste contexto, as pesquisas apresentadas em ETNOMATEMÁTICA: Saberes do campo desafiam o leitor a compreender os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática de forma diferenciada, por meio de atividades práticas cotidianas, bem como, mostram a importância da análise de fazeres e de saberes de grupos culturalmente diferenciados por práticas e atividades profissionais, por interesses de quaisquer teores, sejam artístico, político, religioso, cultural ou social, que enfoquem a geração e a difusão do conhecimento matemático. Desse modo, o Programa de Pesquisa Etnomatemática tem uma proposta metodológica importante para realizar esta análise, pois utiliza estratégias diferenciadas de natureza matemática.
Código: |
26238 |
EAN: |
9788544410998 |
Peso (kg): |
0,330 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,10 |
Especificação |
Autor |
José Roberto Linhares de Mattos |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |