Este livro contém artigos sobre a formação continuada e sobre a prática de alfabetizadores, inspirando-se em experiências formativas desenvolvidas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC. Objetiva contribuir com o debate sobre as políticas de formação continuada de professores, analisando essa formação como uma das etapas do desenvolvimento profissional docente. Os estudos apresentados no livro resultam de relatos de experiências e de pesquisas empíricas desenvolvidas em colaboração com professores alfabetizadores que se encontram em formação continuada, sob as orientações do PNAIC. As experiências produzidas nos percursos da formação continuada, no chão das escolas e das salas de aulas afetaram os professores, ganharam consistência e resultaram em artigos, consolidados a partir da rememoração de práticas profissionais e de processos formativos, aguçando a curiosidade epistemológica (termo freiriano), a indagação de modo a colocar no centro das reflexões e das análises tanto o compromisso dos sujeitos que se formam, quanto das instituições formadoras com a formação profissional. A formação continuada é compreendida como importante lócus de construção da pessoa e do profissional, o que significa esperar que essa formação considere as necessidades formativas dos professores, considerando-os como capazes de intervir conscientemente em suas práticas e de tomar decisões. Esperamos que este livro seja objeto de discussão e de questionamentos no chão da escola para provocar a inquietação e a abertura para o conhecimento e para provocar o constante aprendizado.
Código: |
26267 |
EAN: |
9788544412350 |
Peso (kg): |
0,430 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,60 |
Especificação |
Autor |
Raimunda Alves Antonia Edna; Melo Brito |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |