• Formação de professores indígenas: estratégias para o ensino de ciências e biologia

Reconhecendo as lacunas no ensino de Ciências e Biologia acerca da educação intercultural, esta obra pauta-se na aplicação de uma Sequência Didática (SD) aos professores indígenas de Ciências e Biologia, objetivando investigar como uma sequência didática pode proporcionar a incorporação das tecnologias educacionais nos planejamentos pedagógicos dos professores indígenas como um recurso alternativo para trabalhar o ensino de biologia de forma intercultural. Ancorando-se no aporte teórico da Teoria das Representações Sociais e na Metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, os dados foram construídos e direcionaram a elaboração da Sequência Didática. A SD, foi aplicada com o desenvolvimento de atividades envolvendo o recurso de apresentação de slides “PowerPoint” e da produção de vídeos “Movie Maker”. Os resultados dos discursos apontaram dentre outas situações que as Tecnologias Educacionais representam uma ferramenta importante tanto no processo de ensino e aprendizagem quanto no crescimento profissional e pessoal destes professores indígenas em formação. Cabe salientar que os conteúdos científicos de Ciências e Biologia, no que diz respeito à classe dos Mamíferos, presentes nos livros didáticos utilizados nas escolas indígenas, são colocados de forma desconexa com o modo de ser e viver dessas comunidades. Demonstramos que o uso da Sequência Didática proposta, mediada pelas Tecnologias Educacionais e aplicadas durante a formação de professores indígenas, pode auxiliar no ensino de ciências e Biologia nas escolas destas comunidades.

Código: 29835
EAN: 9788544435960
Peso (kg): 0,180
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,76
Especificação
Autor Achille Mbembe
Editora EDITORA CRV
Ano Edição 2019
Número Edição 2

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Formação de professores indígenas: estratégias para o ensino de ciências e biologia

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$33,30