“Este livro é um livro de histórias, histórias de trabalho de professoras universitárias e pesquisadoras da infância que formam jovens professores/as e histórias de jovens professores/as e seus grupos de crianças participando de um processo de socialização e construção de conhecimentos. O curso de Pedagogia e as escolas de Educação Infantil são os contextos onde essas ações foram realizadas. Sem o intuito de trazer “receitas” prontas e práticas a serem replicadas, a ideia é inspirar novas formas de pensar a organização do trabalho pedagógico. Assim, o livro convida a refletir sobre temas como: a história da Educação Infantil; pesquisa com crianças e a elaboração de um conhecimento sobre as crianças e a(s) infância(s); a aprendizagem constituída pela experiência; organização do cotidiano com a previsão de tempos, espaços, materiais e recursos; o trabalho pedagógico do professor como ações de observação, documentação e planejamento; e o estágio curricular em Educação Infantil, entre outros assuntos, que são tecidos pela via do respeito aos princípios e normativas traçadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e sua revisão (BRASIL, 2009). Essa obra convida a cavar os quintais em busca das bonitezas, do inusitado, das experiências construídas na docência com as crianças. Vamos em busca de “achadouros” da cultura infantil, de tesouros escondidos nas interações e brincadeiras. Vamos em busca de novas formas de construir a Pedagogia com as crianças. Vamos aprendendo com as crianças sobre a docência na(s) infância(s). Mas sempre com as crianças!” Flávia Burdzinzki de Souza Maria Carmen Silveira Barbosa
Código: |
29401 |
EAN: |
9788544437070 |
Peso (kg): |
0,400 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,30 |
Especificação |
Autor |
Adriana Salete Loss |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |