Esta obra nasceu ancorada em resultados de pesquisas fundamentadas na escuta de crianças, entre 04 e 13 anos de idade, que compartilharam, por meio de narrativas, os sentidos que construíam sobre suas experiências na escola. Desde o início, tínhamos consciência das implicações epistemológicas, teóricoconceituais, éticas e de método que seriam postas à prova no decorrer das pesquisas, uma vez que envolviam aspectos históricos, culturais e psicossociais, relacionados à constituição da subjetividade na infância. Considerando a pesquisa (auto)biográfica com crianças como um campo de pesquisa de grande complexidade, optamos por uma perspectiva pósdisciplinar, suscetível de entrelaçar aportes da Sociologia da infância, da Filosofia, da Hermenêutica filosófica, da Psicologia cultural, das Ciências da linguagem e da Psicologia analítica, com o objetivo de interrogar a legitimidade da palavra da criança, seus modos de narrar a vida e de interpretar o que acontece e o que lhe acontece. Passados trinta anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, podemos afirmar que é nesse esforço contínuo e compartilhado de considerar a criança como sujeito de direitos, que situamos a presente obra, socialmente engajada e profundamente comprometida com as diferentes infâncias. As autoras
Código: |
30267 |
EAN: |
9786525100487 |
Peso (kg): |
0,310 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,70 |
Especificação |
Autor |
Karina Alves Maria da Conceição; Biasoli Ecleide Cunico; Passeggi Furlanetto |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2021 |
Número Edição |
1 |