Os ensaios aqui reunidos são fruto de apresentações orais em reuniões abertas semanais realizadas desde 1997 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, denominadas Seminários de Estudos em Epistemologia e Didática (SEED). Visam a todos os interessados em questões educacionais em sentido amplo. Têm em comum a meta do estabelecimento de pontes entre concepções e ações, entre visões, ou perspectivas teóricas em sentido lato, e práticas efetivas no terreno educacional.
Os temas tratados apresentam múltiplas faces, mas derivam basicamente de três grandes vertentes, em que a sintonia entre a palavra e a ação é absolutamente necessária: a Linguagem, a Epistemologia e a Didática. No caso da Linguagem, a falta de sintonia entre as palavras e as ações traduz uma falta de integridade ou é sintoma de esquizofrenia; no âmbito da Epistemologia, ou das concepções de conhecimento, tal desencontro conduz à degeneração do elemento teórico, ou ao mero sincretismo; e no terreno da Didática, do descolamento entre a prática e a teoria resulta a ineficácia das ações docentes.
Sobre os organizadores: Marisa Ortegoza da Cunha é licenciada em Matemática pela UFRJ (1975), mestre em Matemática pela PUCRJ (1983) e doutora em Informática – Ciência da Computação, pela PUCRJ (1996). Professora (aposentada) do Departamento de Análise do Instituto de Matemática da UFF. Nílson José Machado é professor titular da FEUSP. Licenciado em Matemática pelo IMEUSP (1971). Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUCSP (1981). Doutor em Filosofia da Educação pela FEUSP (1989). É livre Docente em Epistemologia e Didática na FEUSP (1994) e coordenadordos Seminários de Estudos em Epistemologia e Didática, realizados semanalmente na FEUSP.
Código: |
167224 |
EAN: |
9788575317112 |
Peso (kg): |
0,300 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
2,70 |
Especificação |
Autor |
Nilson José Machado |
Editora |
ESCRITURAS |
Ano Edição |
2016 |
Número Edição |
1 |