Microrrede de Ensino-Aprendizagem-Formação é um livro que discute a importância do PIBID nos cursos de licenciatura da UESB de forma articulada com as escolas de educação básica, cujo principal propósito é a constituição de uma nova cultura institucional de formação de professores. Isso favorece o desenvolvimento efetivo da relação entre universidade e escola no âmbito dos cursos de licenciatura, tendo em vista que as ações formativas são compartilhadas, possibilitando a constituição de uma nova dinâmica de ensino-aprendizagem que não está pautada na atividade de sala de aula da universidade, apenas. Tampouco não está pautada na lógica da formação própria da realização dos estágios supervisionados, em que a sala de aula da escola é um grande lócus formativo, embora esta seja um dos lugares tomados pelos participantes do PIBID para o processo formativo. Neste contexto se evidenciam quatro sujeitos envolvidos na Microrrede de Ensino-Aprendizagem-Formação: a) professor da universidade; b) professor da educação básica; c) estudantes dos cursos de licenciatura; e d) estudantes da escola parceira do PIBID. Considerando-se os percursos formativos de cada um no que diz respeito ao tempo de escolarização e às oportunidades que cada um teve em suas trajetórias de escolarização, a relação que se estabelece na microrrede é marcada pela imbricação dos três termos que compõem a ideia da microrrede: ensino, aprendizagem e formação. Todos os quatros (tipos de) sujeitos estão na linha de frente da emergência do ensinar, do aprender e do formar. Sem dúvida, o Programa constitui um espaço e uma oportunidade de o professor realizar ampla reflexão sobre docência, escola, currículo, políticas educacionais entre outros.
Código: |
26301 |
EAN: |
9788544410493 |
Peso (kg): |
0,430 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,60 |
Especificação |
Autor |
Maria de Cássia Passos Brandão-Gonçalves |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |