Nessa obra em que se tematiza as “Necessidades Formativas de Professores”, a autora buscou compreender por meio de uma pesquisa de doutorado como se manifestam e se revelam as necessidades formativas no contexto de atuação profissional de professores. Buscou perceber as representações de necessidades de docentes em situação de trabalho, bem como identificar elementos interferentes na manifestação de necessidades e de necessidades de formação continuada. A pesquisa amplia horizontes teóricos e metodológicos de investigações na temática. O estudo de cunho etnográfico focalizou as práticas de duas professoras do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Araraquara-SP/Brasil. Em diálogo com estudiosos da área, considera-se que as necessidades formativas são diversas, amplas, complexas e provenientes da organização escolar, do currículo, do convívio com os pares, do tempo de carreira, de experiências formativas e profissionais, de motivações profissionais, de elementos da vida pessoal, da rotina pedagógica – fatores nem sempre conscientes para os envolvidos. Apontamentos da investigação sugerem a reorganização da formação continuada e de procedimentos de análise de necessidades nas pesquisas e nas propostas formativas para professores.
Código: |
25125 |
EAN: |
9786586087789 |
Peso (kg): |
0,560 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
3,00 |
Especificação |
Autor |
Camila José Galindo |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2020 |
Número Edição |
1 |