• Novas inclusões, velhas exclusões

Este livro é resultado de uma pesquisa de Mestrado, realizada no Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tal pesquisa teve por fundamentação teórica a Análise do Discurso (AD). As contribuições de autores e estudiosos da AD foram essenciais, especialmente de Michel Pêcheux, Eni P. Orlandi e Michel Foucault. Grande parte dos textos analisa os enunciados dos sujeitos envolvidos com a Educação Inclusiva e a legislação que assegura essa modalidade de ensino. A memória discursiva sustenta cada enunciado, torna possível todo dizer, que retorna sob a forma do pré-construído. Esse processo é possível por meio das condições de produção, na qual se leva em conta os sujeitos e a sua exterioridade. Assim, cada dito, ou cada apagamento nos dizeres sobre Educação Inclusiva só é possível a partir de uma memória que permite cada dizer. Todo discurso se constitui a partir de uma memória discursiva e do esquecimento de outro discurso. Todo o processo de mudança de paradigma resulta em transformações nos dizeres, a escolha do léxico não é individual, mas faz parte de um processo no qual o sujeito está assujeitado a uma formação ideológica e por meio do interdiscurso movimenta os enunciados próprios de determinado discurso. A Educação Inclusiva é crivada por vários discursos, tais como: o clássico, o medieval e o religioso. Atualmente é marcada pelo discurso jurídico que estabelece a função de espelho para os sujeitos inerentes a este processo de inclusão escolar.

Código: 26074
EAN: 9788544414101
Peso (kg): 0,330
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,10
Especificação
Autor Stela de Jesus
Editora EDITORA CRV
Número Edição 1

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Novas inclusões, velhas exclusões

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$54,44