A Coleção UAB-UFSCar tem por objetivo apoiar os processos de aprendizagem dos alunos dos cursos da modalidade a distância vinculados à Universidade Aberta do Brasil e oferecidos pela UFSCar, sendo recomendada a todos os interessados em seus temas. Sinopse Um olhar crítico-reflexivo diante da realidade educacional apresenta ferramentas para o conhecimento dos processos educativos da sala de aula na perspectiva da pesquisa etnográfica em educação: observação, entrevista e análise documental. São apresentados um panorama histórico, que aponta a observação como método empregado em diferentes campos de investigação, e exemplos de observação com caráter de investigação científica. A entrevista está definida com suas potencialidades e limitações para a pesquisa, assim como as estratégias e táticas próprias da entrevista qualitativa. A análise documental é uma ferramenta utilizada para compreender a realidade por meio do levantamento de informações sobre fatos pertencentes a um determinado contexto. A tipologia e as críticas referentes ao uso dessa técnica são discutidas. Esta obra foi elaborada com a intenção de auxiliar o professor a conhecer o uso de algumas ferramentas que, de forma sistematizada, permitem o levantamento de questões relativas aos eventos que ocorrem na sala de aula, tornando mais explícitas e conscientes as suas percepções e as suas preconcepções a respeito dos alunos, possibilitando a construção de uma prática pedagógica mais inclusiva.
Código: |
168820 |
EAN: |
9788576001935 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
27,00 |
Largura (cm): |
21,00 |
Espessura (cm): |
0,50 |
Especificação |
Autor |
Hilda M. Claudia R.; Monteiro Reyes |
Editora |
EDUFSCAR |
Número Edição |
1 |