Este livro nasceu de aulas na Universidade de São Paulo e em outras faculdades. A autora denuncia a limitação da leitura à passividade diante do texto verbal e mostra que, sobretudo no caso da literatura infanto-juvenil, precisa-se estimular uma leitura criativa, expressão do sujeito, chamado a reagir diante de todo estímulo, visual, auditivo ou táctil. /nTrata-se, portanto, de despertar o professor-guia-da-aventura-de-ler-vivendo a ver, decodificar, significar as diversas linguagens, movido por sua percepção-descoberta, sua intuição e sensibilidade, somando seus textos vividos e textos lidos. Depois de uma primeira parte em que estabelece os parâmetros para considerar o objeto novo, como diz, o livro encarado sob esse aspecto de provocador de reações criativas, a autora, na segunda parte, analisa minuciosamente as diversas ferramentas que permitem esse tipo de trabalho, tendo-se sempre presente que se trata de um trabalho tecnicamente avançado, que não pode ser improvisado e não está ao alcance do professor mal formado, como hoje muitas vezes acontece.Iniciado nas diversas técnicas de "leitura", o professor-guia cuidará de motivar os alunos a abordar o livro, qualquer que seja a sua natureza, de pano ou de puras imagens, elaborado nas mais diversas perspectivas, acompanhando a leitura e despertando a criatividade, de forma a provocar uma leitura aberta, que só pode ser avaliada indiretamente. Numa palavra, o estudo de Lúcia Pimentel Góes é um apelo para que os professores trabalhem sempre na perspectiva das crianças, adolescentes e jovens, por meio dos mais variados tipos de livros, para que se descortinem para todos novos e insuspeitados horizontes.
Código: |
195535 |
EAN: |
9788535610956 |
Peso (kg): |
0,290 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
15,50 |
Espessura (cm): |
1,10 |
Especificação |
Autor |
Lúcia Pimentel Góes |
Editora |
PAULINAS |
Ano Edição |
2003 |
Número Edição |
3 |