A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.A produção científica enfrenta diversos processos que se apresentam como desafios de ordem teórica e metodológica próprios do fazer científico, todavia no momento atual em que se produz conhecimento em intensidade e qualidade, outras provocações ocorrem. Há uma desconsideração em relação à ciência como forma de contribuir com a resolução dos problemas que assolam a humanidade. O negacionismo científico, a obscuridade de ideias, associadas ao pragmatismo político, ao neoliberalismo econômico e a pós-modernidade na cultura e na Educação promovem a ilusão coletiva de que é possível a emancipação humana sob a égide do capital, perspectiva que impede o chamamento político para a ação radicalmente democrática rumo à outra sociabilidade possível. Impor-se a essa ilusão é o comprometimento dos pesquisadores que nesta obra se associam paraapresentar, além de suas pesquisas, caminhos na perspectiva da totalidade dialética que se integram em um fazer científico, crítico e emancipador, debatendo o ensino de ciências e a educação ambiental com fundamento na Pedagogia histórico-crítica, debate este que pode contribuir na formação e aprimoramento profissional de estudantes de graduação, pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores e público em geral em sua práxis histórico-crítica, com vista a superação urgente deste modo de produzir a vida em sociedade.
Código: |
172638 |
EAN: |
9786555632699 |
Peso (kg): |
0,711 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,70 |
Especificação |
Autor |
Jorge Sobral da Silva Maia |
Editora |
LIVRARIA DA FÍSICA |
Número Edição |
1 |