As analogias, provavelmente, estão entre os recursos didáticos mais empregados por professores de Ciências diante de temas ou entidades de interesse científico-escolar demasiadamente complexos e abstratos. Nos livros didáticos de Ciências, Biologia, Física e Química, a situação não é diferente. Tanto os professores em salas de aula quantos os autores de livros didáticos recorrem a numeras fontes para construção de analogias e outros tipos de comparação. Os átomos, por exemplo, apresentados a partir de diferentes teorias, são entidades de interesses científicos comparadas com diferentes sistemas ou estruturas: bolas de bilhar, pudins de passas, panetones, brigadeiros, estádios de futebol, sistemas planetários, colmeias de abelhas, etc. Embora o uso de analogias apresente vários benefícios para mediação pedagógica, o seu emprego, sem os devidos cuidados, apresenta alguns riscos para a compreensão dos estudantes, principalmente quando a abordagem se configura como prática de ensino espontânea, sem planejamento e com pouca reflexão. O presente livro apresenta uma breve coletânea de trabalhos de investigação sobre o emprego de analogias no ensino de Ciências, que foram realizados à luz da Teoria do Mapeamento Estrutural de Dedre Gentner e colaboradores, construída no campo da Psicologia Cognitiva. Todos esses trabalhos, elaborados sob a orientação do organizador deste livro - o Prof. Dr. Alexandre Ferry, empregaram nas análises um padrão de representação de mapeamento estrutural que se apresenta atualizado no capítulo das considerações finais.
Código: |
172606 |
EAN: |
9788578615611 |
Peso (kg): |
0,193 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,70 |
Especificação |
Autor |
Alexandre da Silva Ferry |
Editora |
LIVRARIA DA FÍSICA |
Número Edição |
1 |