A capacidade criativa é primordial para saber filtrar informações e produzir conhecimentos e, de acordo com Cipriano Carlos Luckesi, se o ser humano estiver vivenciando plenamente essa produção, ele está em estado de ludicidade. Um lugar para desenvolver essas capacidades é na Educação Superior em cursos de Licenciaturas. O professor deve trabalhar com metodologias que proporcionem ao aluno momentos de participação na aula de maneira criativa e lúdica, produzindo o conhecimento. Políticas educacionais internacionais e nacionais apontam para essas questões. Na União Europeia, a aprendizagem ao longo da vida é considerada um princípio fundamental e, dentre os objetivos estratégicos, apresenta-se incentivar a criatividade e a inovação. No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior consideram a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. Desse modo, o livro apresenta alguns princípios para a construção de uma metodologia de ensino que incorpore os atributos da criatividade e ludicidade, fazendo com que o professor tenha uma base para tornar-se mais pleno em sala de aula. A classe deve ser alegre, um mundo no qual circulam a imaginação e a curiosidade, mediadas pelo professor. Assim, uma metodologia de ensino para proporcionar uma aula criativa e lúdica deve seguir alguns princípios e também sistematizá-los em três etapas distintas: relação dialógica, exposição do conteúdo curricular e registro das aprendizagens. Desse modo, será possível um trabalho educacional voltado para o desenvolvimento do aluno, do grupo e, consequentemente, para a transformação da sociedade.
Código: |
27209 |
EAN: |
9788544418789 |
Peso (kg): |
0,320 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,90 |
Especificação |
Autor |
Maria Cristina Simeoni |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |