As instituições de pesquisas, com o objetivo de despertar nos jovens de educação básica o interesse pelas ciências, investem em Programas de pré-iniciação cientifica, que são desenvolvidos pedagogicamente pela metodologia de projetos, que é uma metodologia ativa, com base em teorias construtivistas. Este livro descreve um estudo de caso qualitativo, cujo objetivo foi estudar as contribuições educacionais e sociais do “Programa Jovens Talentos para a Ciência/FAPERJ” na cidade de Miracema. Já participaram do Programa 137 estudantes, dos quais 95% ingressou no nível superior. Durante esse período foram desenvolvidos 93 projetos que abordavam a realidade histórica, literária, social, ambiental e/ou de saúde da cidade. O programa contribuiu para a vida pessoal, intelectual e profissional dos estudantes. Acreditamos que o sucesso do programa em Miracema se deve ao fato de os projetos estarem diretamente relacionados à realidade dos estudantes. As práticas construtivistas favorecem o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento, da autonomia e na tomada de decisão. Transformar a realidade em que está inserido é um dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a formação do cidadão crítico e autônomo.
Código: |
67238 |
EAN: |
9786558681069 |
Peso (kg): |
0,430 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,40 |
Especificação |
Autor |
Valéria Paulo; Trajano Sandra Maria Gomes de; Azevedo Azevedo |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2020 |
Número Edição |
1 |