Nesta publicação o objeto de estudo inscrito na problemática trabalhada foi a própria prática didáticopedagógica da autora, como docente de Pesquisa Educacional, pois foi neste contexto acadêmico que um conjunto nebuloso de dificuldades estudantis para produzir um projeto de pesquisa sobressaiu como problema a investigar. Daí o compromisso em oferecer uma aproximação de resposta a um questionamento de estudo incidente em dificuldades declaradas por estudantes de Pedagogia para construir um Projeto de Pesquisa, querendo saber também a que fator(es) atribue(m) tais dificuldades e como buscaram superá-las. Trata-se de relato de pesquisa no qual uma professora-pesquisadora que se pôs a refletir sobre a própria prática docente, mantendo articulação desta com a aprendizagem estudantil, acerca de componente curricular de extrema importância acadêmica na iniciação científica de qualquer curso de formação de educadores que tenha o seu preparo profissional lastreado pela pesquisa. É exemplo concreto de como propor, realizar e relatar uma investigação científica - ante o problema concreto da dificuldade estudantil de produzir um projeto de pesquisa, que também ratifica a sua contribuição acadêmica e social. Não pode deixar de ter reconhecida a sua relevância uma proposta oriunda de situações empíricas, que integraram um processo pedagógico orquestrado por quem se pôs a ensinar pesquisando e pesquisar ensinando - pautando-se de modo ético e politicamente compromissado, dentro de suas condições de produção e trabalho.
Código: |
26124 |
EAN: |
9788544404065 |
Peso (kg): |
0,230 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Especificação |
Autor |
Helena Corrêa de Vasconcelos |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |