Escrito por professores/pesquisadores de diferentes universidades públicas, esta obra apresenta uma discussão voltada para profissionais da área da educação e para todos aqueles que têm vivenciado a experiência da docência em espaços diferenciados. Seu principal objetivo é contribuir com o debate sobre a prática pedagógica e formação de professores em diferentes contextos, enfatizando os aspectos significativos para a identidade profissional do fazer pedagógico. A formação de professores é complexa, pois nesse processo estão envolvidos tanto os diferentes espaços de sua formação quanto os saberes diversos que devem estar articulados, compondo um referencial teórico-prático, que possibilite a estes profissionais a realização de uma ação concreta e comprometida com a aprendizagem dos alunos. A proposta de formação de professores que hoje se discute depende da concepção que se tem de educação e de seu papel na sociedade, contemplando o saber científico, o saber pedagógico e o saber político social como partes integrantes da formação dos professores. Nesse sentido, entendemos que mais do que transmitir conteúdos preestabelecidos, o professor precisa refletir sua própria prática e sua formação deve basear-se, necessariamente, numa análise crítica da sua ação, buscando construir uma visão dos seus avanços e das suas limitações, observando os pontos que necessitam de subsídios e referências teóricas, reinventando constantemente sua prática, conferindo sentido humano e ético ao ato de ensinar.
Código: |
25874 |
EAN: |
9788544406427 |
Peso (kg): |
0,320 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,50 |
Especificação |
Autor |
Maria do Socorro Castro Hage |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |