Produzir uma SEI é uma forma de interlocução entre a pesquisa educacional e a resolução de problemas verdadeiramente importantes para a escola (MOTOKANE, 2020). A frase acima expressa o sentido deste livro, que é resultado do trabalho de interlocução entre pesquisadores em ensino de ciências e professores da Educação Básica, ao longo do curso de formação continuada intitulado “Argumentação e atividades investigativas no ensino de ciências”. Neste curso, fundamentos teóricos acerca do ensino por investigação e práticas epistêmicas, em especial, a argumentação, permearam, junto às experiências docentes dos cursistas, as discussões em torno da construção de sequências de ensino investigativas. Assim, o livro faz parte de um movimento que visa aproximar a universidade da escola, levando em conta a articulação entre os resultados da pesquisa acadêmica e o cotidiano escolar. Ele apresenta discussões sobre o ensino por investigação e argumentação, sob o enfoque de pesquisadores da área, e propostas de sequências de ensino investigativas produzidas ao longo do curso. Essas ações fazem parte do Projeto de Mobilidade Acadêmica – Promob/Fapitec-SE/Capes, o qual envolveu a interlocução entre três programas de Pós-Graduação: O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFS, o Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP e o Programa de Educação para a Ciência da UNESP. Professores da Educação Básica, estudantes e professores de graduação e pós-graduação se beneficiarão com a leitura do livro.
Código: |
67232 |
EAN: |
9786555789430 |
Peso (kg): |
0,570 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
3,00 |
Especificação |
Autor |
Divanizia do Nascimento Adjane da Costa Tourinho e; Souza Silva |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2020 |
Número Edição |
1 |