Este livro apresenta artigos, comunicações de pesquisa, reflexões e debates sobre a violência, seus condicionantes e as possibilidades de sua superação, que foram durante o “SEMINÁRIO VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: repensando conceitos e práticas para a cultura da não violência” realizado, pelo Observatório de Educação, Direitos Humanos, Cidadania e Violência, sediado na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, em fins 2013. A relevância deste trabalho reside, de um lado, o fato de que a violência está se agravando no ambiente escolar como evidenciam não só as estatísticas oficiais, como estudos e pesquisas realizados no âmbito das universidades brasileiras e estrangeiras, como em relatos amplamente divulgados nos meios de comunicação de massas, no Brasil e no exterior. De outro, porque os textos, ora apresentados por estudiosos e cientistas, refletem o estado do conhecimento fenômeno da violência nas escolas, sua diversidade, suas múltiplas bases teóricas de análises, o relato de experiências realizadas por diversas instituições educacionais na busca de possibilidades de transformação desta realidade através de políticas públicas de educação, de saúde, segurança, e de redes de atores sociais no âmbito da sociedade. Espera-se que a divulgação destes trabalhos, que ressaltam a necessidade da de respeito aos direitos humanos, efetive um contexto nas escolas que contribua com ações efetivas para convivências solidárias e participativas, por parte de seus gestores, professores e alunos, para consolidação da cultura da não violência.
Código: |
26126 |
EAN: |
9788544403617 |
Peso (kg): |
0,528 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,50 |
Especificação |
Autor |
Celma Borges Gomes |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |