A presente obra foi elaborada com a intenção de atender a três objetivos centrais: (i) mostrar o sentido e o “lugar” que a disciplina de Filosofia ocupa na formação intelectual e crítica dos adolescentes e jovens brasileiros; (ii) tomando como referência o saber filosófico, apresentar alguns pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam a prática do ensino da Filosofia, isto é, com que objetivos e critérios os conteúdos são selecionados, organizados e trabalhados; (iii) considerando as intensas mobilizações, os debates, as manifestações e lutas internacionais e brasileiras ocorridas nos últimos anos em defesa do retorno e pela presença efetiva da Filosofia nos bancos escolares, busca também registrar parte da memória presente nas cartas, documentos, manifestos e moções produzidos por diversos fóruns e coletivos de Filosofia, tais como: Declaração de Paris para a Filosofia, Manifesto de Salteño, Carta de Gramado, Carta de São Leopoldo, Carta de Guarapuava, Lei Nº 11.684 que torna a Filosofia e a Sociologia disciplinas obrigatórias no currículo do Ensino Médio, Audiência Pública sobre a volta da Filosofia e da Sociologia no currículo do Ensino Médio, Carta-Manifesto do Paraná em Defesa da Filosofia, entre outros importantes documentos históricos.
Código: |
27738 |
EAN: |
9788544416518 |
Peso (kg): |
0,390 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,30 |
Especificação |
Autor |
Geraldo Balduino Horn |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
2 |