A dinâmica do mundo atual é um desafio que exige da educação uma atuação que responda às necessidades desta realidade fluida. Neste sentido, são necessários novos processos pedagógicos e conhecimentos científicos para compreensão e análise crítica do status quo, na perspectiva de sua superação. O conteúdo desta obra representa uma possibilidade de ação docente e discente que visa à formação de um sujeito mais autônomo, responsável, crítico e participativo. Isto exige do professor disponibilidade e compromisso para fazer da investigação um instrumento seguro de aprendizagem para os educandos. Além da literatura específica sobre o tema e da contribuição dos professores, investigou-se de que forma os livros didáticos encaminham o ensino com pesquisa como processo de aprendizagem. Os professores conhecem as possibilidades e vantagens desta forma de trabalho, mas as condições escolares concretas inviabilizam, ou dificultam muito, esta rica fonte de apropriação do conhecimento. Os manuais analisados deixam claro que a predominância não é o ensino com pesquisa, nem a pesquisa, mas, apenas o ensino. Todavia, acredita-se que o ensino com pesquisa seja uma alternativa significativa na educação básica, ainda que, no momento atual, se constitua um desafio não apenas em nível de sala de aula, mas de postura da instituição escolar e das políticas educacionais. Apresenta-se, ao final da obra, um plano de trabalho como proposta de prática pedagógica para uma aprendizagem significativa para os aprendentes.
Código: |
29361 |
EAN: |
9788544432372 |
Peso (kg): |
0,380 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Especificação |
Autor |
João Luiz Luíza; Gasparin Brum |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |