Este livro é endereçado aos leitores interessados na temática da formação continuada de professores e no trabalho da coordenação pedagógica em contexto escolar. Em especial, aos leitores que buscam nesta leitura a possibilidade de uma experiência de escuta compartilhada e de inspiração. No encontro dialógico com a autora podemos acompanhá-la em seu labirinto de perguntas e (re)conhecê-la a partir das marcas e referências que a orientam e nas lições de sua experiência. Essas referências são os princípios que a autora defende a favor de uma formação de professores na e a partir da escola: a escola é espaço e tempo de trabalho e de formação de professores e coordenadores pedagógicos, isto é, de autoria de práticas; a criança, adolescente e jovem são o ponto de partida e de chegada de todas as ações de formação e intervenção; a formação se realiza nas ações cotidianas e em relações dialógicas capazes de nos fazer refletir e teorizar sobre nossos saberes-e-fazeres; a relação dialógica e alteritária entre os sujeitos, essencial na constituição de sua profissionalidade e pessoalidade, é marcada por uma atitude de escuta em que se busca compreender o compreender do outro; faz-se sempre necessário exercitarmos algum distanciamento, situando-nos fora da escola e de nós mesmos, para nos lançarmos a outras possibilidades; ao coordenador pedagógico cabe enfrentar os desafios de assumir-se professor-formador e constituir-se em sujeito-referência para promover uma gestão co-inspiradora e, na cons-piração, promover rupturas e quebras de rotina necessárias para provocar uma atitude de ver-e-transver o cotidiano. O caminho da autora como professora-coordenadora-formadora-pesquisadora, no esforço de construir coletivamente uma formação na e a partir da escola, nos ensina que qualquer processo de formação em contexto escolar é singular, lento e requer, necessariamente, idas e vindas, avanços e recuos. Na escuta de sua experiência de trabalho e de pesquisa compreendemos que é do conflito, da tensão, negociação, acordos e desacordos, ex-posição, imposição, que a responsabilidade e o compromisso com a escola são exercidos e, essencialmente, postos em diálogo. Profª. Dra. Renata C. O. Barrichelo Cunha Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Metodista de Piracicaba
Código: |
25766 |
EAN: |
9788544411445 |
Peso (kg): |
0,390 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,40 |
Especificação |
Autor |
Claudia Roberta Ferreira |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |