A importância do esteticista habilitado no exercício e excelência profissional O cliente busca permanentemente novidades em tratamentos estéticos, em cosméticos, nos cuidados e assessoramento no que diz respeito aos cuida dos com a face e o corpo. Busca hoje, um profissional qualificado que possa informá-lo com argumentação científica, calcada no conhecimento da anatomia, fisiologia, cosmetologia, e em recursos técnico-estéticos, que proporcionem tratamentos específicos para suas necessidades. Um esteticista motivado por sua profissão mostra-se inquieto por aprender, por reciclar-se e por superar possíveis dificuldades que esta atividade profissional possa oferecer. Hoje, com o advento dos cursos técnico, tecnólogo e com o mais recente no mercado, o bacharel em Estética, reconhecido e aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), cada vez mais o profissional estará se aperfeiçoando e reforçando que a excelência na atitude e nas práticas profissionais passa pela boa formação acadêmica. A seriedade, o conhecimento técnico-científico, a objetividade, a obstinação, a ética, a motivação e o amor são ferramentas básicas de que o profissional esteticista dispõe para alcançar sucesso.
Como sabemos, sobreviverão à solicitação do mercado os melhores profissionais, aqueles mais preparados. Por essa razão, a Difusão Editora com uma visão voltada às questões educacionais e com reconhecida experiência por sua qualidade, integridade e responsabilidade pensou em desenvolver uma série de livros voltados à formação acadêmica na área de Estética e, dentre eles, fico imensamente feliz e lisonjeada pelo convite para coordenar esta coleção, que agora caminha para a 2ª edição.
Todo material didático foi desenvolvido por um time de professores universitários com larga experiência acadêmica. Professores que ministram aulas dentro dos cursos de formação profissional em Estética e que aceitaram participar porque são apaixonados pela docência e excelência do trabalho. Hoje, com a alta tecnologia cosmetológica, eletroterápica e com o avanço da estética, temos obtido apoio de muitas especialidades médicas como dermatologia, cirurgia plástica, endocrinologia, angiologia etc. Podemos mencionar que não somente temos o apoio dos médicos, como eles nos solicitam para que interajamos no dia-a-dia como parceiros. Acredito que hoje o profissional de Estética está capacitado para promoção do estar-bem como do bem-estar dos clientes.
O profissional de Estética nos tempos atuais é um profissional formado para interagir complementarmente com diversas especialidades, com relação de interlocução e harmonia. Sua esfera de atuação é determinada pelos outros campos profissionais do setor da Saúde, mas sua autonomia é muito abrangente no que se refere ao processo de preservação da beleza para o bem-estar físico e psicológico do cliente.
Posso dizer que esta coleção preenche uma lacuna em termos de publicações e tenho certeza de que é um material norteador, orientador e facilitador para estudantes, e porque não dizer, para docentes e profissionais da área. Contribuímos na formação de qualidade do profissional de Estética, atento com a preservação da saúde, do bem-estar e do bom atendimento ao cliente, quando temos em mente que “Dar vida aos anos, vale muito mais a pena do que darmos anos à vida”.
Quero encerrar com o seguinte pensamento do filósofo Mário Cortella no livro “Pensar bem nos faz bem!
“A inovação só vem à tona quando nos dispomos a perder algumas coisas das quais já tínhamos convicções, conhecimentos e até ferramentas para ganhar aquilo que não conhecemos, isto é, deixar a nossa praia um pouco para trás, para ir para outras praias do conhecimento”.
Maria de Fátima Lima Pereira
Organizadora