Neste trabalho construímos um texto didático cujo objetivo é a recuperação da historicidade do conceito de conservação da energia. Discutimos a importância de um texto histórico para o ensino de Física, ressaltando a íntima relação que existe entre a ciência, a sua história e a epistemologia. Mostramos que uma abordagem histórica e filosófica da Física não exclui, antes pressupõe, a apreensão e domínio da sua estrutura teórica tal como é ensinada hoje. Antes de apresentar o texto fazemos uma análise estrutural do seu conteúdo procurando explicitar a relação entre as nossas intenções e a sua forma.No texto, intercalamos a informação da Física hoje contida no conceito de energia na Mecânica Newtoniana e na Termodinâmica, em um nível básico universitário, com a informação da parte histórica. Na parte histórica enfatizamos o confronto dos diferentes esquemas conceituais, contidos principalmente em Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico, Galileo, Kepler, Descartes, Huygens, Newton e Leibniz. Foi dado destaque à ideia de continuidade na diversidade contida na filosofia grega, e depois em Descartes, Huygens, Leibniz, Mayer, Joule e Helmoltz. Além disso, discutimos as contribuições relevantes para a formação do conceito de conservação da energia provenientes da pesquisa sobre máquinas mecânicas e térmicas, do desenvolvimento dos conceitos de calor e de trabalho mecânico, das experiências de conversão e da ideia de uma unidade na natureza através de Boscovich, Kant, da Naturphilosophie e das teorias.
Código: |
172669 |
EAN: |
9788578612894 |
Peso (kg): |
0,254 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Especificação |
Autor |
Denise G. dos Claudio H.; Reis Paulo; Furukawa Fuad Daher; Yamamura Paulo T.; Saad Ueno |
Editora |
LIVRARIA DA FÍSICA |
Número Edição |
1 |