Fernando Gomes - entusiasta seguidor do positivismo de Augusto Comte -, além de abrir o caminho para o conhecimento, se esforçou por proporcionar aos seus alunos uma formação ética e humanística. Pelas salas de aula do ilustre professor, aproximadamente de 1857 a 1886, entre centenas de alunos, passaram muitos homens que contribuíram para o desenvolvimento político e cultural do Rio Grande do Sul no final do século, como Borges de Medeiros, J.F. de Assis Brasil, Júlio de Castilhos, Landell de Moura e Protásio Alves. Este retrato de Celia Ribeiro sobre seu bisavô mostra a dualidade de um homem que colecionava bengalas com cabo de prata, tinha o pincenê sempre a mão, não dispensava o relógio de algibeira e que entendia, acima de tudo, que a verdadeira educação é um processo integrado, abrangendo a ética e a filosofia de vida inspirada no respeito mútuo e na liberdade de pensamento.
 
            
              
                
                  | Código: | 
                  32444 | 
                
                
                  | EAN: | 
                  9788525416803 | 
                
                
                  | Peso (kg): | 
                  0,220 | 
                
                
                  | Altura (cm): | 
                  21,00 | 
                
                
                  | Largura (cm): | 
                  14,00 | 
                
                
                  | Espessura (cm): | 
                  0,90 | 
                
              
             			
                        
              
                                
                  
                    | Especificação | 
                  
                
                
                                
                  | Autor | 
                  Célia Pinto Ribeiro | 
                
                                
                  | Editora | 
                  L&PM EDITORES | 
                
                                
                  | Ano Edição | 
                  2007 | 
                
                                
                  | Número Edição | 
                  1 |