“No coração da cidade, vive um gato chamado Rui. Ele tem sete casas e sete vidas diferentes. Vive com o prefeito, com uma família italiana, com crianças e até com uma artista de cinema. Nos passos da rotina, ele brinca, ganha colo e abrigo. Mas algo lhe falta. Talvez o inesperado desabroche sentimentos e lhe traga novos horizontes.”
Esta obra aborda características, em geral, díspares nas obras do campo infantojuvenil. Quais sejam, a dimensão lúdica, do humor saudável que nos envolve e faz sorrir, mas sem deixar de nos trazer sentimentos por vezes esquecidos, como a empatia, a solidariedade, a amizade e o amor. Da mesma forma, o livro proporciona uma reflexão sobre certos valores (individualismo, consumismo, instrumentalização das pessoas e dos relacionamentos etc), porém sem recair num tom extremamente didático-pedagógico. Além dessas características, que são também benefícios propiciados pela obra, ela também traz um benefício mais amplo: o de nos fazer refletir sobre o que mais valorizamos em nossas vidas e na nossa sociedade. Também, ao fim da obra, é trazido o drama vivenciado tanto pelas crianças expostas à miséria, como a situação dos animais abandonados, infelizmente, uma realidade muito presente no mundo contemporâneo, o que pode proporcionar o encontro dos leitores com essas condições de existência e a sensibilização das pessoas, em especial das crianças, com relação à essa realidade.
Público-alvo: Crianças de 6 a 10 anos, mas também muitos adultos (pais, mães, professores, mediadores de leitura, pessoas que apreciam Literatura, críticos, outros escritores, estudiosos do campo da Literatura Infantojuvenil, etc) podem apreciar esta obra. A pluralidade de características e benefícios descritos pode fazer com que a obra seja contemplada sob diferentes olhares e para diferentes demandas, de diferentes públicos, dentro e fora da vida escolar.
Campos de experiência da BNCC: O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Temas transversais segundo os PCN's: Ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural
Áreas do conhecimento do Ensino Fundamental: Linguagens; Ciências da natureza; Ciências humanas; Ensino religioso.