Não se trata de uma caminhada que se inicia agora. Já temos um movimento expressivo de experiências pedagógicas inovadoras, fundadas na cultura popular e na matriz da gente do campo. A pequena e quase simbólica substituição da expressão "escola no campo" por "escola do campo" traduz esta passagem de uma escola urbana, apenas adaptada ao contexto rural sem alteração de suas características e estratégias pedagógicas, para uma escola emergente da relação visceral entre a educação e o homem do campo com suas tradições e cultura e trabalho. Trata-se de um modelo educacional próprio do campo ainda em construção, enriquecido, dia a dia, com novos conhecimentos empíricos e teórico-críticos, temperados na forja quente e martelante da experiência quotidiana e que, seguramente, abrirá caminho ao reconhecimento do sujeito do campo como portador pleno de direitos numa sociedade democrática e justa. As pesquisas publicadas no presente volume nos confrontam com esta realidade abrindo-nos os olhos para a distância entre o previsto em lei e a realidade concreta da educação do campo. Os trabalhos mostram a realidade, realçando os problemas do deslocamento, da formação e condição de trabalho dos professores, da falta de recursos materiais, das classes multisseriadas. São trabalhos de modo algum restritos ao interesse local uma vez que, desde contextos específicos e bem concretos, contribuem para entender fenômenos gerais da educação do campo do interesse de todos os brasileiros e, em especial, dos responsáveis pela formulação de políticas públicas para o setor, além, é claro, daqueles diretamente envolvidos na práxis pedagógica. Os autores partilham com o leitor um esforço auspicioso de investigação, cuja meta maior é a construção de uma escola básica do campo e não apenas uma escola básica no campo como destacam algumas passagens dos textos. Trata-se de fundar um projeto de educação tomando como ponto de partida a cultura e história do homem do campo, com seus sentidos e identidade próprios. Os textos mostram que não se trata apenas de fazer uma escola do campo adaptada às condições materiais e culturais da realidade rural, mas de promover, também, consciência e visão críticas dessa mesma realidade com vistas à sua superação. O livro que o leitor tem em mãos representa uma contribuição nesse sentido. São leituras e tentativas de resposta, circunstanciais e parcelares, mas fecundas porque focadas na realidade concreta do campo. Se o desafio é construir uma escola adequada ao movimento e à dinâmica do campo que, aos poucos, se difunda pelo país, é desejável que trabalhos como estes se ampliem, aprofundem e multipliquem.
Código: |
27626 |
EAN: |
9788580421873 |
Peso (kg): |
0,392 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Maria Lília Imbiriba Sousa Solange Helena Ximenes; Colares Ximenes-Rocha |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |