A obra “Formação de professores a distância: fundamentos e práticas” foi organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em “Educação a Distância: Formação docente para o Ensino de Ciência e Tecnologia”, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Este grupo possui como um dos seus objetivos investigar, sob uma epistemologia de prática reflexiva, os processos de formação de professores em EaD, atualmente vigentes no Brasil. Dessa maneira, prioriza o estudo de aspectos políticos, históricos, epistemológicos e pedagógicos da EaD; e, as relações com a Ciência e a Tecnologia. Para tal, buscou-se discutir temáticas centrais para a composição de cursos na modalidade a distância, com a colaboração de profissionais atuantes na área, oriundos de instituições de ensino superior que possuem este know-how, bem como são pesquisadores que colaboram na produção de conhecimento sobre EaD. Tem-se como premissa que a modalidade a distância, ao ser planejada, necessita atender às políticas, com vistas à estruturação peculiar necessária para cursos EaD. E, com este viés de estruturação, a coletânea é constituída pelos eixos: “Políticas e Fundamentos da EaD”, “Material Educacional Digital (MED)”, “Práticas na EaD”, e “Avaliação”; nas quais seus autores realizam reflexões pertinentes para a composição e atuação em cursos a distância. Emergem das discussões a preocupação com a qualidade dos mesmos, considerando que a educação a distância constituiu-se como modalidade de ensino, efetivamente, em termos regulatórios a partir da LDB nº 9394/1996. Assim, pretende-se que os saberes, que emergem das discussões empreendidas neste livro, possam subsidiar estudos em grupos de pesquisa, na formação docente e dar base a análises aprofundadas para a melhoria desta modalidade educativa.
Código: |
26413 |
EAN: |
9788544410073 |
Peso (kg): |
0,400 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,40 |
Especificação |
Autor |
Antonio Carlos Frasson |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |