Este livro é essencialmente dedicado a construir uma nova noção, a noção de espaço de comunicação, e a mostrar como ela pode ser utilizada para evitar os problemas colocados pela noção de contexto: estudo das restrições que pesam sobre os espaços da emissão e da recepção, definição de uma competência comunicacional considerada como um reservatório de modos de produção de sentido e de afetos, construção de atores e de operadores da comunicação, evidenciação dos efeitos produzidos. O livro oferece inúmeros exemplos de análises incidindo sobre produções de textos, de filmes e de documentos audiovisuais ou visuais em contextos extremamente diversos. Por conseguinte, configura-se como um valioso guia metodológico para quem deseja analisar tais produções com o intuito de coloca´-las em uma perspectiva comunicacional.
Roger Odin é professor emérito de Ciências da Comunicação na Universidade de Paris 3, Sorbonne Nouvelle, onde dirigiu o Instituto de Pesquisa em Cinema e Audiovisual de 1983 a 2003 e criou a revista Théorème. De 1988 a 1994, no Ministério da Educação Nacional, liderou a implantação do ensino de cinema e audiovisual na universidade. Teórico da abordagem semiopragmática, codirige o grupo de pesquisa “ Mobile et Création”.
Código: |
164350 |
EAN: |
9788526816022 |
Peso (kg): |
0,300 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,50 |
Especificação |
Autor |
Roger Odin |
Editora |
UNICAMP |
Ano Edição |
2023 |
Número Edição |
1 |