Esta publicação inicia com uma reflexão sobre a pesquisa em História da Educação; segue com a leitura da arte numa perspectiva marxista; visualiza a educação brasileira no Movimento UNE de 1962; a reconstrução histórica do Colégio Colônia Holandesa em Arapoti-PR e a influência da Igreja Protestante na educação brasileira, enfocando a missão protestante norte-americana. Ainda numa perspectiva reflexiva, aborda a temática trabalho e educação, buscando caminhos para a emancipação humana e, num mesmo contexto, a discussão da emancipação humana como utopia ou possibilidade. Há também nesta publicação um capítulo que apresenta a revisão bibliográfica sobre a educação a distância, mostrando o contexto histórico de seu desenvolvimento e o estado da arte nessa modalidade de ensino. Os outros capítulos destacam a maternidade negada diante da roda dos expostos como política de atendimento à infância; as contribuições da psicologia histórico-cultural para o desenvolvimento psíquico infantil nas escolas de Irati e reflexões sobre o trabalho escravo praticado no Brasil e seus reflexos na atualidade, no sistema capitalista. Os dois últimos capítulos contemplam a concepção de intelectual paranaense nas primeiras décadas da Primeira República brasileira, sob a perspectiva de Marx e Gramsci, e o tema totalidade numa reflexão sobre as categorias propostas por Marx e sobre a aplicação de sua metodologia a aspectos relacionados à educação.
| Código: |
27247 |
| EAN: |
9788544420546 |
| Peso (kg): |
0,420 |
| Altura (cm): |
23,00 |
| Largura (cm): |
16,00 |
| Espessura (cm): |
1,50 |
| Especificação |
| Autor |
Maria Isabel Moura Nascimento; Claudia Maria Petchak Zanlorenzi (Orgs.) Aline Cristina Schram; Carla Michele Ramos; Cebilla Moletta Slotuk; Gláucia Andreza Kronbauer; Lucia Mara de Lima Padilha; Manue |
| Editora |
EDITORA CRV |
| Número Edição |
1 |