Neste livro, Carlos Bauer nos desvela o compartilhamento que Paulo Freire faz com as contribuições do materialismo dialético marxista. No seu modo de ver, a proposta de Freire é eminentemente política e pedagógica no sentido de que, mediante uma ação cultural para a libertação, pode levar a consciência do oprimido ao nível da criticidade e assim viabilizar ações emancipadoras. De fato, essa consciência crítica não pode existir de forma intelectualista, ela precisa enraizar-se na práxis, sendo ação-reflexão. Demanda de comprometimento político-social, de engajamento histórico. Consciência de classe não é só sensibilidade de classe. O conhecimento não se dá espontaneamente, naturalmente, ele é resultante de um processo de interação social, necessariamente tecido na intersubjetividade. Daí a extrema importância da educação como prática sociocultural, como interação permanente entre os sujeitos. No ver do autor, o pensamento libertador, tal como produzido por Paulo Freire, implica um método aplicado de ação emancipatória, um método de libertação popular, cuja característica fundamental é a dialogicidade educador/educando, mediados pelo conhecimento que ambos podem desenvolver e compartilhar, como sujeitos livres, e que é problematizador por excelência. Antônio Joaquim Severino
Código: |
189675 |
EAN: |
9789895276134 |
Peso (kg): |
0,150 |
Altura (cm): |
22,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Carlos Bauer |
Editora |
CHIADO EDITORA |
Ano Edição |
2020 |
Número Edição |
1 |