Sem perder de vista a história, o objetivo que sustentou a pesquisa de mestrado foi a tentativa de compreender, analiticamente, a construção da filosofia e da pedagogia na obra do autor alemão Friedrich Wilhelm August Froebel (1782 – 1852), criador do “Kindergarten” (Jardim de Infância). Sua pedagogia produziu um pensamento que ressaltava o exercício do bom sentimento como educação. Nela, a divindade presente na natureza passou a ser um dos fundamentos teóricos e ordenadores de uma almejada moral formatadora da sociedade, voltada para a troca, e a instituição educativa o lugar eleito para o ensino dessa moral. Ao assumir um traçado idealista presente nas tendências teóricas em que alicerçou seu pensamento, o autor não só defendeu que o homem, ao seguir a lei da natureza e/ou divina, pode elaborar um pensamento que se aproxima da verdade, mas trouxe essa defesa para o terreno da educação: a criança deve viver em contato com a natureza e aprender a lei que dela emana como vontade divina. Enfim, verificamos que a produção teórica do autor foi expressão do desenvolvimento social que objetivava atender as necessidades e os problemas vigentes na prática social.
Código: |
28131 |
EAN: |
9788544434611 |
Peso (kg): |
0,310 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Especificação |
Autor |
Heloisa Toshie Irie Saito |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |