Hoje, quem procura explicações, detalhes e perspectivas de uma notícia sente-se frustrado, pois não consegue ampliar seus horizontes e obter novas informações capazes de abranger as circunstâncias (como), as motivações (por que) e o ambiente (onde) do fato. Jornalismo: compreensão e reinvenção não responde diretamente a essa aspiração dos usuários dos produtos jornalísticos, mas analisa os problemas geradores, identificando soluções plausíveis para a questão. O foco de observação crítica do autor privilegia três dimensões: a práxis, a formação e a cognição. Trata-se dos três espaços capazes de nutrir a necessária reinvenção do nosso jornalismo, cuja vitalidade se mantém constante, apesar das crises cíclicas e dos descompassos estruturais. O motor da reinvenção é a própria categoria profissional: daí a urgência de melhorar a formação dos jovens jornalistas que se dirigem ao mercado de trabalho e de manter os pesquisadores da área na retaguarda, já que estes são os responsáveis pelos estudos mais rigorosos sobre o exercício profissional. O propósito deste livro é o de estabelecer uma ponte entre o campo teórico e o mundo empírico, no qual já atuam ou vão atuar os leitores, estudantes e profissionais do jornalismo. Estes são os verdadeiros artífices da reinvenção necessária ao jornalismo brasileiro em tempos tão atribulados, mas ao mesmo tempo tão interessantes para a prática da profissão.
Código: |
19404 |
EAN: |
9788502081918 |
Peso (kg): |
0,466 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
1,50 |
Especificação |
Autor |
José Marques de Melo |
Editora |
SARAIVAUNI |
Ano Edição |
2012 |
Número Edição |
1 |