- “O ensino de Lacan foi dedicado à chamada reforma do entendimento e tinha como tarefa comprometer os psicanalistas com a mesma empreitada. Tal reforma exigia uma manobra: a subversão do conceito de sujeito vigente. E sua consideração, a partir de então, como efeito do significante. Lacan não duvida da necessidade dessa manobra, chegando à radicalidade de afirmar que não é possível funcionar no campo psicanalítico a não ser atribuindo ao conceito de sujeito um estatuto correto, a saber: considerá-lo, justamente, como efeito do significante.” Flávia Dutra - “Pensar sobre as diferenças teóricas, escolher a partir de que sistema teórico vamos escutar nossos analisantes, implica estabelecer qual será a direção do tratamento e como vamos tentar intervir em seus sintomas. É preciso saber de nossa posição teórica, pois isso tem consequências. É o que cria a clínica.” Karime Colares - “Afirmamos que o sistema teórico de Lacan deve ser entendido como uma revolução científica no campo psicanalítico. [...] A teoria de Lacan implica uma mudança holística, de significado, de metáforas, e é incomensurável com a teoria freudiana. Porém os esforços de nossa comunidade vão em sentido contrário, ou seja, ignorando esta incomensurabilidade, insistem em traduzir a teoria de Lacan no sistema teórico de Freud. [...] O freudolacanismo pode definir-se como uma linguagem neutra que leva a desconhecer a diferença radical que existe entre as teorias de Freud e Lacan.” Martín Mezza
Código: |
76607 |
EAN: |
9786525115290 |
Peso (kg): |
0,420 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,10 |
Especificação |
Autor |
Martín Karime; Mezza Flávia; Colares Dutra |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2021 |
Número Edição |
1 |