É muito comum a afirmação de que a língua portuguesa é difícil e que, por isso, ninguém aprende Português. A hipótese do autor é que essa afirmação é um produto trabalhado pelo próprio ensino da língua portuguesa, que se encontra estruturado de modo a levar o aluno a pensar dessa formae disseminar tal idéia para além dos bancos escolares. O ensino da língua portuguesa, cuja estrutura principia no ensino fundamental e se prolonda universidade adentro, possui uma lógica pervesa. Pervessa porque, em vez de capacitar o aluno a ser um produtor/leitor proficiente, por meio de atividades que o levem a enxergar e se utilizar da língua como um rico instrumento de possibilidades comunicacionais, contenta-se em fornecer-lhes apenas um conjunto de nomes e termos com os quais o aluno é obrigado a conviver, e cuja funcionalidade pode ser colocada em xeque. É nesse sentido que devemos compreender a crença na dificuldade da língua portuguesa. Crença de que uma minoria se utiliza para poder usufruir as prerrogativas que o domínio proporciona.
Código: |
176823 |
EAN: |
9788585653521 |
Peso (kg): |
0,150 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,90 |
Especificação |
Autor |
Sérgio Simka |
Editora |
MUSA |
Número Edição |
1 |