Linhas de Pensamento nas Pesquisas em Educação é uma tentativa produtiva e criativa de valorizar o campo da Educação e suas pesquisas. Foi escrito por pessoas que compreendem os lugares das ações do fazer pesquisa educacional de forma interdisciplinar, crítica e contextualizada. Que lugares são esses? Lugares das intencionalidades, do pluralismo teórico e metodológico e da criatividade acadêmica que percebe a pesquisa em Educação como um vir a ser qualitativo plural. Lugares do pensar diverso e do entendimento de que existem educações e não “a Educação”. As linhas de pensamento podem ser consideradas filosofias, formas científicas de perceber o mundo ou encaminhamentos discursivos que caracterizam as produções culturais desenvolvidas pelos sujeitos. Podem ser lidas também como lentes intencionais que tentam traduzir culturas, modos de vida, posicionamentos políticos etc. Em Educação é necessário praticar a vigilância epistemológica, o cuidado teórico ao dizer e ao escrever e, principalmente, operar com as categorias da relativização e da contradição. Será uma incursão de leitura esclarecedora sobre metodologia da pesquisa para o/a leitor/a que queira apreciar o livro Linhas de Pensamento nas Pesquisas em Educação. A obra incentiva o exercício do pensamento sobre os objetos educacionais a partir de linhas teóricas como o construtivismo, o marxismo, as representações sociais, as teorias pós-críticas e os estudos culturais em educação que são apresentadas ao longo dos capítulos tendo como substâncias o rigor da pesquisa qualitativa, a ideia de aprofundamento verticalizado da teoria e, principalmente, da compreensão de que fazemos escolhas e agimos intencionalmente ao elaborar respostas às questões de pesquisa que lançamos quando iniciamos uma investigação no campo da educação.
Código: |
76624 |
EAN: |
9786525116334 |
Peso (kg): |
0,330 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,70 |
Especificação |
Autor |
Jackson Ronie Sá-Silva |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2021 |
Número Edição |
1 |