Literatura e Educação reúne dez artigos escritos a partir de pesquisas realizadas nos cursos de pós-graduação Alfabetização: relações entre o ensino e a aprendizagem e Literatura para crianças e jovens, oferecidos pelo Instituto Vera Cruz, sob coordenação das professoras Telma Weisz e Cristiane Tavares.
Na primeira parte, Práticas de leitura literária em contextos educativos, os artigos discutem, sobretudo, aspectos como mediação e recepção de obras literárias. No importante movimento de apurar a escuta acompanhando processos leitores singulares, as autoras e o autor destes artigos apresentam valiosas transcrições de rodas de leitura, leituras compartilhadas e conversas apreciativas nas quais se podem ouvir as vozes das crianças e dos adolescentes interagindo com as obras e com seus pares. Na segunda parte, Literatura para crianças e jovens, mercado editorial e crítica literária, os artigos discutem, de modo complementar, o “boom” editorial da literatura chamada “infantojuvenil” no Brasil na década de 1970 e os critérios de premiação predominantes em dois reconhecidos prêmios literários para esta categoria nas últimas décadas.
Ensaios críticos que cruzam visões, de modo dialógico, no enfrentamento do objeto literário como produto, simultaneamente, artístico e comercial. É neste cruzamento, aliás, que se encontram boa parte dos dilemas vividos por profissionais da Literatura e da Educação: como atravessar os padrões estéticos ditados pela indústria cultural, promovendo autonomia crítica? Como pensar a livre formação do leitor literário, em um país campeão em desigualdade social? Seguir questionando, problematizando e investigando alternativas equitativas, tendo a pergunta como importante eixo norteador das ações educativas, é o principal convite às leitoras e aos leitores deste livro.
Código: |
91252 |
EAN: |
9786557780060 |
Peso (kg): |
0,450 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Especificação |
Autor |
Cristiane Tavares |
Editora |
ZOUK |
Ano Edição |
2021 |
Número Edição |
1 |