O atual universo da Literatura para crianças e jovens ganha, com a obra Literatura infantojuvenil: desafios para o letramento literário – pesquisas e experiências no âmbito escolar, uma perspectiva renovada como campo profícuo de estudos e de pesquisas. Isso ocorre a partir de relatos e da prática efetuada por professores das redes públicas de Educação no Paraná. Ler e formar leitores são aspectos presentes na ordem do dia das pesquisas e estudos voltados à formação de profissionais do Ensino Fundamental e Médio. Tais aspectos do cotidiano escolar são, em boa parte, enfatizados, também, nos Mestrados Profissionais, como, por exemplo, no Profletras, espaço no qual nasce esta obra. Nesse contexto, o letramento literário constitui-se, na atualidade, em um dos desafios mais significativos das escolas públicas e das práticas docentes voltadas à formação leitora. Já não impera mais o senso comum que advertia que nossas crianças e jovens não leem, mas, sim, a constatação de que o compasso entre a leitura dos jovens aprendizes e o da escola está em desalinho. A escola começa, lentamente, a se mover em direção à compreensão e à adequação das práticas leitoras dos jovens aprendizes. Leitores em formação, os educandos expressam, na atualidade, ainda que de forma tímida, seus gostos, ensaiam seus primeiros passos nas observações críticas, explicitam suas percepções frente a um universo diferenciado de produção de material de leitura voltado a sua realidade. Esse posicionamento dos jovens leitores enfrenta-se com as práticas tradicionais, ainda em vigor em muitos espaços educacionais. Toda essa mudança, advinda em parte da intensa comercialização de obras infantojuvenis das últimas décadas, tem sido um desafio para os professores mais conservadores em relação à prática de leitura na escola. Nesta obra, discutimos aspectos teóricos sobre leitura e letramento literário e, também, exemplificamos uma série de possíveis atividades desenvolvidas por um grupo de professores que se enfrentou com essa realidade na escola pública e propôs práticas de letramento literário em diferentes contextos do Ensino Fundamental. A estreita relação entre teoria e prática, assim como a pesquisa acadêmica e a busca pelo ensino comprometido da leitura no espaço escolar, são as bases que dão sustentabilidade à escrita deste livro.
Código: |
27233 |
EAN: |
9788544420379 |
Peso (kg): |
0,540 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,70 |
Especificação |
Autor |
Gilmei Francisco Fleck |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |