A xilogravura japonesa é um fenômeno sem equivalente na arte ocidental. Paisagens impressionantes coexistem com cenas eróticas, fantasmas e demônios que assombram os vivos, enquanto lutadores de sumô e atores de kabuki são verdadeiros astros do rock. Esta edição condensada reúne as gravuras mais excepcionais do período 1680-1938 e apresenta as melhores impressões de museus e coleções particulares de todo o mundo. Maravilhas de madeiraUma história visual de obras-primas japonesasDo retrato de Edouard Manet do escritor naturalista Émile Zola antes de uma gravura japonesa às cópias meticulosas das gravuras de Hiroshige que Van Gogh colecionava com devoção, os pioneiros do modernismo europeu do século XIX não escondiam seu amor pela arte japonesa. Em toda a sua sensualidade, liberdade e efervescência, a xilogravura é o exemplo por excelência da onda do japonismo que primeiro cativou a França e depois toda a Europa, muitas vezes na forma de objetos “exóticos” incompreendidos que ajudaram a inspirar a criatividade ocidental.A xilogravura japonesa é um fenômeno sem equivalente na arte ocidental. Algumas das ideias mais disruptivas da arte moderna – incluindo, como Karl Marx colocou, que “tudo o que é sólido derrete no ar” – foram inventadas no Japão no início do século XVIII e encontraram expressão nas obras de mestres como nunca antes. como Hokusai, Utamaro e Hiroshige no início do século XIX.Baseado na monografia XXL original, este volume revela uma arte muito amada, mas pouco compreendida, apresentando as impressões mais marcantes da impressão em xilogravura japonesa em seu contexto histórico. Desde o desenvolvimento no século 17 do decadente ukiyo-e, ou 'pinturas do mundo flutuante', ao declínio e subsequente ressurgimento da gravura no início do século 20, as imagens reunidas nesta edição formam um documento incomparável de não apenas um gênero. único na história da arte, mas também da mudança de costumes e do desenvolvimento cultural do Japão.De montanhas místicas a passagens nevadas, de guerreiros samurais a prostitutas vitrines, cada peça é analisada como uma obra de arte por direito próprio, exibindo as histórias e as pessoas que as contam. Descobrimos os quatro pilares da xilogravura: belas mulheres, atores, paisagens e composições com pássaros e flores, além de representações de lutadores de sumô, atores kabuki ou cortesãs sedutoras, as grandes estrelas que povoaram o 'mundo flutuante' cuja base de fãs alimentou o frenético produção de xilogravuras. Nós mergulhamos no medonho e sombrio em cenas onde demônios, fantasmas, comedores de homens e criaturas de outro mundo assombram os vivos – imagens impressionantes que continuam a influenciar mangás, filmes e videogames japoneses até hoje. Testemunhamos como, em sua incrível variedade, do cotidiano ao erótico e do marcial ao mitológico, essas obras compartilham o domínio técnico e o olhar infalível de seus criadores, e como, com enorme engenhosidade e perspicácia irônica, editores e artistas lutaram para contornar a censura oficial.Parte da nossa série de 40 anos, esta edição reúne as melhores gravuras realizadas em museus e coleções particulares de todo o mundo em um formato leve e acessível, oferecendo extensas descrições que nos guiam por esse período eletrizante da história da arte. Sobre o autorAndreas Marks estudou História da Arte do Leste Asiático na Universidade de Bonn e obteve seu doutorado em estudos japoneses na Universidade de Leiden com uma tese sobre gravuras de atores do século XIX. De 2008 a 2013 foi diretor e curador-chefe do Clark Center for Japanese Art em Hanford, Califórnia, e desde 2013 é curador da Mary Griggs Burke Collection of Japanese and Korean Art, presidente do Departamento de Arte Japonesa e Coreana , e diretor do Clark Center for Japanese Art no Minneapolis Institute of Art.
Código: |
178290 |
EAN: |
9783836587532 |
Peso (kg): |
1,410 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
15,00 |
Espessura (cm): |
4,00 |
Especificação |
Autor |
Andreas Marks |
Editora |
TASCHEN |
Número Edição |
1 |