O livro aborda as relações entre educação, ambiente e aprendizagem social promovidas com a formação de professores em contribuição à geoconservação e sustentabilidade. Apresenta de forma compartilhada os processos e produtos resultantes de um estudo de caso com professores da educação básica, comunidade, gestores públicos e pesquisadores de diferentes instituições. Teve por referência o projeto Geoparque Ciclo do Ouro, em contribuição ao seu processo de implantação no município de Guarulhos-SP. A participação, envolvimento e negociação de diferentes atores sociais e seus interesses no processo de geoconservação - multi stakeholders - são importantes para a construção de formas inovadoras de gestão e governança local. No processo de governança ambiental, destaca-se a importância da aprendizagem social. Seus referenciais inserem-se nas práticas socioambientais educativas de caráter colaborativo e contribuem na construção de uma nova cultura de diálogo, participação e corresponsabilização. Base para a aprendizagem da cidadania, a aprendizagem social implica em (re)conhecer o lugar/ambiente e aprender na e da realidade socioambiental com metodologias participativas. Nesse contexto, o ensino em Geociências na perspectiva da aprendizagem social contribui tanto para o estudo do lugar/ambiente como para o desenvolvimento de práticas socioeducativas sensibilizadoras e propiciadoras de uma sintonia fina entre conhecimento e cidadania para geoconservação e sustentabilidade. Nossa expectativa é a de as reflexões e possibilidades aqui apresentadas mostrem a complexidade que envolve a temática abordada, bem o necessário diálogo interdisciplinar capaz de relacionar educação e ambiente em uma nova perspectiva.
Código: |
28922 |
EAN: |
9788544425619 |
Peso (kg): |
0,410 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,60 |
Especificação |
Autor |
Vânia Maria Nunes dos Santos |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |