O diálogo sobre educação, com toda sua implicação filosófica, é algo tão necessário quanto o oxigênio que nos libera da asfixia. Pensar na contramão da servidão, ideológica é libertário, e a educação é simplesmente o ponto nevrálgico de todo compromisso estabelecido pelas pessoas em sociedade. Educar para a liberdade parece ser mesmo revolucionário e propõe o entendimento das condições a que estamos lançados, ou, por que não dizer, a que nos lançamos. A responsabilidade, a ética, o compromisso com o outro (que somos nós mesmos) reclamam essa consciência, só mesmo reconquistada no diálogo. Quem sabe assim se possa estabelecer a ponte entre as pesquisas acadêmicas sobre o assunto e a vida concreta de pessoas reais, muitas vezes distantes da reflexão filosófica, mas nem por isso incólumes às ideologias impostas à educação, como a ideia corrente de que educar é, necessariamente, formar pessoas que possam gerar renda.
Código: |
86405 |
EAN: |
9788539607761 |
Peso (kg): |
0,220 |
Altura (cm): |
20,00 |
Largura (cm): |
12,00 |
Espessura (cm): |
1,80 |
Especificação |
Autor |
Marcia Nadja; Tiburi Hermann |
Editora |
SENAC SÃO PAULO |
Ano Edição |
2014 |
Número Edição |
1 |