A partir dos anos de 1970, novas correntes de pesquisa em sociologia da educação se desenvolveram nos Estados Unidos. Essas abordagens, conhecidas sob o nome de etnometodologia e de interacionismo, suberveteram a pesquisa sobre fenômenos educativos pelos métodos de pesquisa e premissas teóricas que defendem. Esta obra apresenta diferentes concepções interacionistas e etnometodológicas, bem como suas aplicações na educação, interrogando evidências e rotinas dissimuladas nas práticas pedagógicas. A noção de afiliação - desenvolvida como prolongamento da noção de habitus de Pierre Bourdieu e da noção de membro de Harold Garfinkel - é como um processo necessário para a obtenção do sucesso escolar ou universitário. Esta obra nos convida a refletir sobre a noção de regra que deveria ser um conceito maior da pesquisa em educação, visto que ocupa o coração dos processos de aprendizagem.
| Código: |
137862 |
| EAN: |
9788524925528 |
| Peso (kg): |
0,390 |
| Altura (cm): |
23,00 |
| Largura (cm): |
16,00 |
| Espessura (cm): |
1,38 |
| Especificação |
| Autor |
Alain Coulon |
| Editora |
CORTEZ |
| Ano Edição |
2017 |
| Número Edição |
1 |