As mulheres negras são estereotipadas e subvalorizadas na historiografia do samba. Para fazer uma releitura da história que corrija esse viés, propõe-se a figura da ialodê, extraída da tradição afro-brasileira, como chave de leitura para deslocar os estereótipos das mulheres negras na historiografia e destacar sua ação protagônica no samba. O objetivo é compreender diferentes aspectos da participação das mulheres negras nesse campo da cultura midiática que é a música popular e o samba. Para tanto se analisam as disputas por hegemonia implícitas na historiografia da música popular e do samba; se apresenta uma biografia analítica de três sambistas negras (Leci Bandão, Alcione e Jovelina Pérola Negra); e se analisa a obra destas mulheres, a partir de aspectos de gênero e raça. Em conclusão, ao comparar o senso comum sobre o samba com uma leitura centrada na ialodê, desnaturalizam-se as versões correntes das origens do samba e de sua dinâmica na era da indústria cultural. 
Prefácio de Leci Brandão
              
                
                  | Código: | 49207 | 
                
                  | EAN: | 9786586039450 | 
                
                  | Peso (kg): | 0,290 | 
                
                  | Altura (cm): | 14,00 | 
                
                  | Largura (cm): | 21,00 | 
                
                  | Espessura (cm): | 2,00 | 
              
             			
                        
              
                                
                  
                    | Especificação | 
                
                
                                
                  | Autor | JUREMA WERNECK | 
                                
                  | Editora | HUCITEC EDITORA | 
                                
                  | Ano Edição | 2020 | 
                                
                  | Número Edição | 1 |