Neste livro, Helio Hintze põe em cheque os discursos legitimadores do turismo contemporâneo, firmados sob as perspectivas da persuasão, exclusão, comodificação e do clichê. No jogo de forças e narrativas imposto pelo mercado, o turismo serve-se de estereótipos para moldar o desejo, imbricando-se no imaginário coletivo, enquanto ignora as tensões experimentadas por sujeitos, aviltados por injustiças, desigualdades e intolerância. A análise aponta aspectos caros ao debate internacional, mas detém-se em tópicos importantes para a construção da imagem fantasiosa do Brasil como espaço vocacionado ao turismo, liberto de racismos, sexismos e etnocentrismos. Por fim, a obra conta com posfácio sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus sobre o turismo mundial.
Código: |
129442 |
EAN: |
9786586111248 |
Peso (kg): |
0,499 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,20 |
Espessura (cm): |
1,80 |
Especificação |
Autor |
Helio Hintze |
Editora |
EDIÇOES SESC |
Ano Edição |
2020 |
Número Edição |
1 |