• Hugo de Carvalho Ramos — Obras Reunidas (2 vols.)

SOBRE O LIVRO
O box Hugo de Carvalho Ramos — Obras reunidas, composto de dois volumes, resgata a totalidade dos textos do escritor goiano, escritos que sobreviveram aos ímpetos (auto)destrutivos de um jovem supostamente homossexual, acometido pela depressão. Nestes dois livros, todas as facetas da obra de Hugo foram novamente reunidas pela primeira vez desde as edições das Obras completas de Hugo de Carvalho Ramos, publicadas em 1950 pela Editora Panorama e compiladas pelo irmão, Victor de Carvalho Ramos.
O primeiro volume contém Tropas e boiadas (1917), sua obra mais conhecida e a única publicada em vida. Trata-se de contos que evocam aventuras e causos de um mundo agrícola bem anterior ao agronegócio brasileiro atual, sem cair, porém, no chavão regionalista da “cor local”. De sua primeira publicação, Tropas e boiadas logo chamou a atenção de grandes escritores brasileiros, como Monteiro Lobato (que viria a publicá-lo), Mário de Andrade e Guimarães Rosa. O volume também reúne a poesia do autor, na qual se percebe sua verve religiosa, quase mística, para além do catolicismo tradicional brasileiro.
Outros escritos de Hugo, há muito relegados ao esquecimento e que não gozaram da mesma fama de Tropas e Boiadas, estão reunidos no segundo volume do box. Textos aqui nomeados Escritos esparsos desafiam as definições pré-estabelecidas de gêneros literários e revelam uma verve espiritual, histórico-literária e intimista de Hugo. O volume traz também artigos do escritor, nos quais o goiano demonstra sua habilidade ensaística ao discorrer sobre temas diversos como os meios de produção agrícola e o futebol, além de sua correspondência carregada de dilemas existenciais.
-
SINOPSE
Hugo de Carvalho Ramos — Obras reunidas (vol. 1): Tropas e Boiadas/Poesias
O volume apresenta a obra mais conhecida de Hugo de Carvalho Ramos, a coletânea de contos Tropas e boiadas (1917), que chegou a ser publicada por Monteiro Lobato. Com recursos da oralidade, os contos do escritor remetem à arte de narrar, em histórias encaixadas em meio a retratos e paisagens que fogem do clichê regionalista ou de personagens planos. Para além da originalidade dos temas abordados, esses contos-paisagens recriam o léxico dos boiadeiros e trazem a estética do grotesco.
O livro conta também com as poesias de Hugo, em cujos versos o autor recorre a um lirismo embebido de romantismo, já um pouco ultrapassado em sua época, e de elementos mais inovadores do simbolismo. Ao mesmo tempo, porém, é possível notar um escritor atento às vanguardas europeias que começavam a despontar no início do século XX. A obra é complementada por texto críticos do cineasta e pesquisador Lázaro Ribeiro, que retraça elementos biográficos do autor e os traz à luz; do poeta Ricardo Domeneck, em uma reflexão da obra poética do autor no contexto da poesia contemporânea; e da pesquisadora especialista na obra de Hugo, Albertina Vicentini, que estabelece paralelos inéditos entre o contexto sócio literário desses escritos com a atualidade.
Hugo de Carvalho Ramos — Obras reunidas (vol. 2): Escritos esparsos/Artigos/Correspondências
Os Escritos esparsos de Hugo abrem o segundo volume do box. Antes batizados de Plangências por seu irmão Victor, esses textos só foram publicados em 1950, quase trinta anos após a morte do escritor, pela Editora Panorama. Em um texto crítico, o professor Antón Corbacho trata com perspicácia dessa produção, abordando-a sob o ponto de vista não apenas literário, mas também político, das edições anteriores.
Os escritos são complementados por artigos, nos quais o goiano aborda uma série de temas, entre eles humor, produção agrícola, futebol e literatura, e por suas correspondências, que revelam uma série de questões existenciais (não aceitação da própria orientação sexual?), demonstrando assim uma personalidade tão hiper-sensível e frágil quanto artística, unindo o que a tradição europeia e o mundo caipira têm de mais profundo. O volume conta ainda com texto inédito de Rogério Santana, que apresenta elucidações importantes da obra de Hugo como um todo, com enfoque especial na produção jornalística e na correspondência do autor, aspectos menos estudados pela crítica.
-
SOBRE O AUTOR
Hugo de Carvalho Ramos (1895-1921) nasceu em Goiás e é talvez uma das penas mais originais e desconhecidas da literatura brasileira. Desde a infância, o autor devorava tudo o que lhe caía nas mãos: referências clássicas da Antiguidade, grandes e pequenos nomes do romance europeu, além de lendas e mitos nórdicos e celtas bem como asiáticos. Unindo diversos mundos, mas privilegiando a realidade ora arcádica, ora brutal de seu cerrado natal, e recorrendo a um léxico ao mesmo tempo “caipira” e altamente erudito, Hugo soube representar com talento extraordinário as questões mais profundas e obscuras da alma humana a ponto de desafiar classificações. Nesse sentido, a obra de Hugo de Carvalho Ramos ultrapassa certo limbo do chamado pré-modernismo. Os múltiplos focos narrativos e a riqueza de detalhes tornam os textos ora algo semelhante a pinturas escritas, ora a ensaios.
A produção bastante diversa de Hugo, que compreende contos, poesias, ensaios e cartas, revela que o escritor sorveu ao máximo as referências da literatura internacional sem deixar de contemplar o cerne do Brasil e sua realidade agrária através de um viés psicológico refinado, evitando o clichê do regionalismo naturalista. Vivia entre Goiás e Rio de Janeiro, onde se formou advogado, e era um jovem deprimido, supostamente homossexual e que costumava queimar alguns de seus manuscritos. Apesar disso, deixou uma série de textos que, permeados por uma estranheza perdida em algum lugar entre o anti-herói romanesco e os habitantes de “Goyaz”, entre o saci e o Werther de Goethe, tornaram-se influência para outros grandes brasileiros, como Guimarães Rosa e Mário de Andrade e que merecem ser trazidos de volta à luz.

Código: 201723
EAN: 9786585960120
Peso (kg): 0,750
Altura (cm): 13,00
Largura (cm): 19,00
Espessura (cm): 9,00
Especificação
Autor Hugo de Carvalho Ramos
Editora ERCOLANO EDITORA
Ano Edição 2024
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Hugo de Carvalho Ramos — Obras Reunidas (2 vols.)

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$215,00