Interações sinérgicas, spillovers de conhecimento e performance empresarial são estudados sob óticas teóricas diversas.
No entanto, não há registros de investigações que tenham observado conjuntamente tais variáveis, principalmente em um lócus específico. Por isso, essa é a principal contribuição deste estudo. A base de uma economia dinâmica, na qual as interações sinérgicas entre os agentes econômicos são imprescindíveis, relaciona-se com as deliberações no tempo atual e os efeitos no porvir. Portanto, há uma relação recíproca e dinâmica entre a empresa e o ambiente no qual ela está inserida. Nessa perspectiva, chama-se à atenção o fato de ser apropriado ter em mente uma noção do comportamento econômico regional. O que se sabe até aqui é que as empresas que inovam apresentam um melhor desempenho econômico-financeiro do que as que não inovam. No entanto, a lista de variáveis representantes do desempenho utilizada é vasta, tal como os fatores que influenciam esta fase do processo de inovação. Por isso, convidamos a uma reflexão sobre a seguinte análise: “o reflexo das interações sinérgicas e dos spillovers de conhecimento na performance das empresas”.
O termo sinergia provém do grego synergos e significa que algo só é possível por meio de interações entre diferentes agentes. Neste livro, o nosso entendimento do termo “interações sinérgicas” está relacionado ao resultado superior obtido por meio do contato entre as contribuições individuais de diferentes agentes. A referência para esse entendimento surgiu a partir do artigo intitulado “Synergetic interactions within the pairwise hierarchy of economic linkages sub-systems”. Outros estudos com propósitos semelhantes vieram à tona, alguns poucos brasileiros. Nesse mesmo alinhamento, analisamos as interações sinérgicas e seus desdobramentos entre um grupo de 61 empresas da área de tecnologia da informação e comunicação, organizadas sob a dinâmica de um arranjo produtivo local – APL. No que diz respeito ao termo spillovers, trata-se de diferentes conhecimentos criados em determinada organização ou em atividades conjuntas, que são extravasados de onde foram originados e não seriam possíveis sem, a priori, a existência de um networking que busca a inovação. Os spillovers baseiam-se na existência de fluxos de conhecimento gerados a partir de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que ocorrem no lado de fora da empresa, mas no interior de determinado território (local, regional, nacional). Neste contexto, tem-se a localização geográfica como um dos fatores influenciadores para a existência de spillovers.
Código: |
73836 |
EAN: |
9786555202069 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Especificação |
Autor |
Achille Mbembe |
Editora |
ALTA BOOKS |
Ano Edição |
2021 |
Número Edição |
1 |